domingo, 19 de abril de 2009

Ações afirmativas para as culturas indígenas do Acre

Estou no município de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, envolto nos preparativos para o deslocamento ao município de Mâncio Lima, na manhã desta segunda-feira, onde haverá o lançamento do edital do Prêmio Estadual de Culturas Indígenas, além do anúncio, pelo Governador do Estado, de um conjunto de investimentos governamentais destinados às comunidades indígenas.

O prêmio faz parte do conjunto de ações que constituem o "Programa de Valorização dos Povos Indígenas", do Governo do Acre. Integra o componente "Valorização e Fortalecimento das Identidades Culturais dos Povos Indígenas".

A política de valorização da cultura indígena, por sua vez, está fundamentada no reconhecimento das identidades e da diversidade cultural acreana. Os programas, projetos e ações, em consonância com a Política Nacional de Cultura, explicitada no projeto de lei do Plano Nacional de Cultura e nas ações do Ministério da Cultura, incluem o estímulo à formação, produção, circulação e difusão de bens e serviços culturais que expressem as diversas linguagens e formas de manifestação da cultura indígena. São ações concretas, que refletem tais orientações, a realização do V Encontro de Cultura Indígena do Acre e Sul do Amazonas, realizado em 2008, a publicação da revista "O Acre Indígena", no prelo, e agora, o lançamento do edital do Prêmio Estadual de Cultura Indígena.

Para acompanhar a cobertura das atividades, acesse www.agencia.ac.gov.br

2 comentários:

  1. É isso aí comandante Daniuílson. Blog é boa ferramenta, inda mais pra quem usa pro bem, como tu. O meu eu, uso é pro mal mERmo. rsrs! =D
    abraço, primo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esse lance do Prêmio, é a valorização da cultura Brasileira vindo de suas verdadeiras origens.

    ResponderExcluir